Estudantes de Capanema fazem manifestação pelo fim da violência contra a mulher
No texto:
Estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Capanema, organizaram uma manifestação pelo fim da violência contra as mulheres nesta sexta, 10. O ato foi motivado principalmente depois que uma estudante da instituição divulgou nas mídias sociais uma suposta tentativa de estupro no município.
O Feminismo Nunca Matou Ninguém.
O Machismo Mata Todos os Dias.
Sexta-feira, dia 10 de Agosto de 2018. Doze mulheres são vítimas de Feminicídio nos últimos dias. Mulheres entre 24 e 40 anos foram vítimas de violência de companheiros ou ex-companheiros que as assassinaram. Ser mulher é enfrentar uma guerra diariamente. Quando decide estudar, quando decide ser livre e a sociedade coloca como normal aquilo que violenta nossa forma mais livre de ser. Toda mulher tem uma história absurda de assédio ou abuso para contar, infelizmente. Estamos exagerando? Não, estamos em pleno 2018, ano em que temas como liberdade sexual, feminismo, empoderamento e igualdade de gênero fazem parte de conversas diárias, os dados da violência resultante do machismo ainda são assustadores, alarmantes e entristecedores.
UMA PESQUISA REALIZADA EM 2014 PELO INSTITUTO AVON E DATA POPULAR ENTREVISTOU 2046 JOVENS DE 16 A 24 ANOS DE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, SENDO 1029 MULHERES E 1017 HOMENS. E OS RESULTADOS SÃO ASSUSTADORES: 48% DELES DIZEM ACHAR ERRADO A MULHER SAIR SOZINHA COM OS AMIGOS SEM A COMPANHIA DO MARIDO, DO NAMORADO OU FICANTE. 78% DAS JOVENS ENTREVISTADAS RELATAM JÁ TER SOFRIDO ALGUM TIPO DE ASSÉDIO COMO CANTADA OFENSIVA, ABORDAGEM VIOLENTA NA BALADA E SER BEIJADA À FORÇA. TRÊS EM CADA DEZ GAROTAS DIZEM TER SIDO ASSEDIADAS FISICAMENTE NO TRANSPORTE PÚBLICO. 43% DOS GAROTOS CATEGORIZAM MULHERES PARA NAMORAR. 30% DOS HOMENS DIZEM QUE A MULHER QUE USA ROUPAS CURTAS ESTÁ SE OFERECENDO.
NO BRASIL, 503 MULHERES BRASILEIRAS SÃO VÍTIMAS DE AGRESSÃO FÍSICA A CADA HORA. 22 MILHÕES DE MULHERES JÁ FORAM BEIJADAS OU AGARRADAS SEM CONSENTIMENTO.
JULIANE DIAS: todas as mulheres urinam nas capanemenses. Essa luta é para todas as mulheres que possam andar sem sofrer qualquer tipo de assédio. Vamos juntos ESSA LUTA DE TODOS.
A direção da UFRA/Belém não se calará, não se intimidará. Lutaremos até o fim, firmes e fortes, para que sejam tomadas as devidas providências. Meu corpo não será propriedade de homem, a beleza não será convite ao estupro. Capanema acorde e proteja suas mulheres. A Prefeitura Municipal de Capanema e a Câmara Municipal têm papel fundamental no combate à violência contra a mulher de Capanema. VAMOS JUNTOS ESSA BATALHA DE TODOS. Carta Aberta UFRA Capanema.
Veja mais imagens:
Nosso Whatsapp
Clique aqui