SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Endividado? Veja a importá¢ncia de limpar o nome na crise

Dados do Serasa revelam que quase 30% de toda a população brasileira está com o nome sujo.
44 views

O endividamento das famá­lias brasileiras bateu recorde em novembro de 2020, com as dá­vidas bancá¡rias atingindo 51% da renda acumulada das famá­lias, segundo apontou dados do Banco Central (BC).

A média de famá­lias endividadas no ano passado cresceu 2,8 pontos percentuais, se comparado a 2019, segundo reforçou um estudo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além disso, dados do Serasa revelam que, em dezembro de 2020, 61,4 milháµes de pessoas estavam com o nome sujo no paá­s, o que representa quase 30% de toda a população brasileira.

Limitações financeiras em decorráªncia de dá­vidas não pagas, pessoas com o nome protestado sofrendo uma série de sanções previstas em lei, como bens bloqueados na Justiça, diminuição do “score” de crédito, impedimento para compras e concessão de créditos, entre outras penalidades.

Voc᪠sabia que ter o nome limpo para poder realizar compras ou conseguir crédito no mercado pode ser tão necessá¡rio, principalmente em um perá­odo de crise de saúde global?

Segundo o economista Paulo Campos, diretor da Direto Tecnologia, empresa brasileira que traz soluções tecnológicas para redução da inadimpláªncia, “quando a pessoa está¡ endividada ou com o nome protestado, ela tem sua vida natural limitada. Dificuldade de obter crédito, abrir uma conta, fazer matrá­cula no ensino privado, entre outras restrições. As empresas com estoque de dá­vidas elevado também são fortemente afetadas, ficando com a gestão financeira comprometida, forçando-as a lançar mão de corte de despesas e, consequentemente, elevando o desemprego, que por sua vez volta a afetar o poder de compra e capacidade de pagamento das famá­lias. በum ciclo que se repete e acentua”.

O especialista destaca ainda, que as dá­vidas não ficam restritas entre o devedor e o credor.

“O mercado, de posse de informações do comportamento do consumidor, acaba sabendo se ele deve com frequáªncia ou se honra seus compromissos e, a partir daá­, ele é ranqueado em um cadastro, onde uma classificação de risco de crédito ganha importá¢ncia para empresas e investidores. Algumas empresas usam isso para mensurar riscos de determinado consumidor e, assim, aprovar ou não a possibilidade de fazer negócio com ele”, explica o economista.

O economista explica que abrir novas possibilidades de quitar dá­vidas é um dos caminhos mais viá¡veis para a saúde financeira, não só do consumidor, mas das empresas também.

“Nós, da Direto Tecnologia, acreditamos na boa fé de todos que não querem dever e muito menos ficar com seu nome protestado, mas sim querem ter a oportunidade de pagar suas dá­vidas, dentro da sua capacidade de pagamento. E o que essas pessoas precisam como solução é justamente de alternativas”, reforça ele.

Assim, o consumidor, restabelecendo sua vida financeira com o nome limpo no mercado e, as Empresa reforçando seus fluxos de caixa, retomando investimentos, temos o melhor cená¡rio para a retomada do crescimento, do emprego e da renda, todos tão ambicionados nos dias atuais.

fonte: DOL

Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
eletromoveisd-1
e2eb1387-1985-4d88-9213-5b36ff2f66d9
previous arrow
next arrow