SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Sicredi_-__Banner_de_Site_-_979x408px
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_979x408px
previous arrow
next arrow

Eclipse solar poderá ser visto totalmente no Pará

São Félix do Xingu é um dos melhores locais do Brasil para ver fenômeno amanhã (14). Em Belém, UFPA terá ponto de observação
0 views

No sábado, dia 14, ocorrerá o chamado eclipse solar anular, um dos eventos astronômicos mais esperados do ano. O fenômeno ocorre quando o Sol pode ser visto na forma de um anel ao redor da sombra da Lua. O fenômeno poderá ser observado em todo o país, porém os locais que terão a melhor visão estão na região Norte e Nordeste do Brasil, como em Natal-RN, João Pessoa-PB, Juazeiro do Norte-CE e São Félix do Xingu-PA. Nas outras regiões do país, ele será um eclipse parcial. O professor de física e coordenador do Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA/UFPA), Jorge Castieiras, explica que o próximo eclipse solar, chamado de anular em razão do alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol, forma uma espécie de anel de fogo ao redor da Lua no momento máximo do eclipse. O eclipse solar acontece quando a Lua está alinhada com o Sol e a Terra, e ela fica no meio. Então o disco da Lua passa na frente do disco solar. Nesse caso, o tamanho da lua e do sol aparente não muda ao longo do ano, por conta que a órbita da Terra e da Lua são exatamente circunferências, então são elipses, exemplifica. O eclipse vai aparecer no momento que o tamanho aparente da lua é um pouco menor que o tamanho aparente do sol. Nesse eclipse, ela é incapaz de cobrir completamente o disco solar. Dependendo da posição, como em São Félix do Xingu, vai dar para ver perfeitamente o anel, descreve. A observação de um eclipse lunar depende muito de fatores climáticos, ou seja, é preciso que o céu esteja sem muita nebulosidade, informa o professor Jorge Castieiras.

CUIDADOS: Jorge Castieiras ressalta que um eclipse solar pode ser observado com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. O professor alerta a quem for observar o fenômeno que não olhe diretamente para o Sol, nem mesmo durante um eclipse. Olhar diretamente para o sol pode causar danos sérios nos olhos, afirma. Para observar o eclipse, o ideal é usar óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14. É possível ainda ver o eclipse de forma indireta através de câmaras escuras feitas em casa com caixas de papelão ou caixas de sapato.

Observação: Pontos. O Núcleo de Astronomia na Ustra da UFPA vai promover uma observação do fenômeno a partir das 14h na Orla da Universidade Federal do Pará, R. Augusto Corrêa, 01, Guamá, Belém-Pará. Também serão promovidas observações astronômicas no Calado do Pedral em São Félix do Xingu, Pará. A ação será aberta para o público em geral. O Núcleo vai disponibilizar vários telescópios para que o público possa obter experiências diferenciadas durante a ação. Ao longo de toda a realização da atividade, bolsistas e colaboradores do núcleo farão a monitoração dos participantes. Fonte: Diário Online.

Carregando fotos...
Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_250x500px
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_250x500px
previous arrow
next arrow