Eclipse solar anular poderá ser observado em Capanema e região
Neste sábado, dia 14 de outubro, Capanema e cidades circunvizinhas no nordeste paraense terão a oportunidade única de testemunhar o eclipse solar anular. Em Capanema o eclipse terá uma duração de 2 horas e 41 minutos.
O eclipse anular ocorre quando a lua passa em frente ao sol, mas sua dimensão aparente é menor, criando um “anel de fogo” ao redor da lua. Para observar esse evento celestial com segurança, é imprescindível o uso de óculos especiais de proteção, a fim de evitar danos aos olhos. Em nenhum momento é seguro olhar diretamente para o eclipse ou para o sol.
De acordo com o desenvolvedor web, Anderson Cavalcantti, este fenômeno será uma experiência única para a região. Ele ressaltou que o próximo eclipse anular só será visível novamente no Brasil em 2067, destacando a importância de aproveitar essa oportunidade única.
Horários do eclipse em Capanema: O portal PortalCapanema, por meio de pesquisas e cálculos realizados no site Time and Date, revelou que em Capanema e cidades circunvizinhas, o eclipse terá início às 15h06 e atingirá seu ápice às 16h33, com sua conclusão prevista para as 17h47.
É uma oportunidade rara para Capanema e região, que não deve ser desperdiçada, desde que a segurança dos olhos seja priorizada.
Como observar o eclipse solar?
Não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese nenhuma, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao Sol, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.
A melhor opção para esta ocasião é o filtro de soldador número 14 ou maior (verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2). Mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos.
Observar o Sol com algum instrumento óptico, como binóculo ou telescópio, só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a serem usados.
Como ver o Eclipse Solar com segurança?
Eclipses solares acontecem quando o Sol ainda está iluminando a Terra. Observá-los sem o uso de equipamentos para proteção dos olhos pode ser muito nocivo — capaz de cegar.
E vale destacar que um simples óculos de Sol, ainda que tenha uma lente com muita qualidade, não protege os olhos dos raios solares. Existem três formas de observar o fenômeno em segurança:
- Telescópio com filtro adequado para observação solar;
- “Óculos para eclipse solar”, normalmente vendidos em lojas especialistas em produtos astronômicos;
- Vidros de soldador número 14 ou superior.
Pode observar o eclipse solar com óculos de Sol?
Embora sejam produzidos para proteger a retina dos raios UV, os óculos de sol não foram feitos para olhar diretamente para o sol. A luz direta contra a retina pode causar danos severos à saúde dos olhos e, caso a observação do eclipse seja feita sem proteção, pode levar à cegueira.
O mesmo vale para filmes negativos de fotografia e “chapas” de Raio X.
PortalCapanema com informações do site Time and Date.
Nosso Whatsapp
Clique aqui