
Após quase cinco horas de caminhada e fé pelas ruas de Belém, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica Santuário no final da tarde deste domingo, marcando o encerramento da grande procissão do Círio. A caminhada começou com alguns minutos de atraso quando a imagem foi colocada na berlinda em frente à Catedral da Sé.
A chegada foi marcada por orações, aplausos, lágrimas e agradecimentos dos fiéis que vieram de várias partes do Pará e do Brasil. Ainda sem dados oficiais, a estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é de que entre 1 e 2 milhões de pessoas tenham acompanhado a principal procissão da festividade nazarena.
A programação iniciou cedo com a missa presidida pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, em frente à Catedral Metropolitana. Ele saudou os presentes e agradeceu ao atual arcebispo, Dom Júlio Endi Akamine, pela oportunidade. Durante a homilia, Dom Alberto destacou o simbolismo da data que coincidiu com o Dia das Crianças e falou do papel de Maria como mãe espiritual.
- Veja fotos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Basílica – Carmem Helena
Por volta das 17h, a tradicional corda foi atrelada à berlinda nas imediações do Ver-o-Peso. A partir dali, os promesseiros iniciaram sua jornada puxando o símbolo da fé católica. O coordenador da DFN, Antônio Sousa, destacou a emoção de ver a realização de um ano inteiro de trabalho. “A berlinda está maravilhosa, com um manto exuberante. Só glórias e graças de Deus”, disse. Este ano, a berlinda recebeu ornamentação com flores brancas, como orquídeas phalaenopsis, lírios, hortênsias, rosas, entre outras.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui