home NOTÍCIAS 2.049 views # Hospital Regional

Lei define nome do Regional de Capanema para “Hospital Regional de Capanema – Dr. Jorge Netto da Costa

Uma justa homenagem à memória do Dr. Jorge Costa, médico que tanto lutou pela melhoria da saúde, não só na cidade de Capanema, mas em toda Região Nordeste do Pará.

Hospital Regional de Capanema - Dr. Jorge Netto da Costa

O  plenário da Alepa – Assembleia Legislativa do Estado do Pará, aprovou o Projeto de Lei que concede ao antigo Hospital São Joaquim em Capanema, a denominação de “Hospital Regional Público dos Caetés – Dr. Jorge Netto da Costa”, uma justa homenagem à memória do Dr. Jorge Costa, médico que tanto lutou pela melhoria da saúde, não só na cidade de Capanema, mas em toda Região Nordeste do Pará. A proposta é de autoria do Deputado Márcio Miranda.

Hospital Regional de Capanema - Dr. Jorge Netto da Costa

Hospital Regional de Capanema – Dr. Jorge Netto da Costa

Segundo o Deputado Eduardo Costa expressou em suas mídias, o gesto do Deputado Márcio reflete o reconhecimento pelo trabalho de uma vida inteira de doação à medicina do Dr. Jorge, “dedicação singular da qual eu, meus irmãos e nossa mãe fomos testemunhas – somos em cinco irmãos, todos médicos, além de nossa mãe que também é Enfermeira” disse Dr. Eduardo Costa.

CONFIRA O TEXTO ESCRITO PELO DEPUTADO EDUARDO COSTA EM SEU BLOG

A escolha do meu pai, Dr. Jorge Costa, para dar nome ao Hospital Regional dos Caetés representa o reconhecimento da comunidade de Capanema e seu entorno ao médico que exerceu a medicina naquela região em época de poucos recursos e com os poucos profissionais que atuavam no município.

Devido à natureza empreendedora do meu pai, tanto na área da saúde como na área política, como médico, o Dr. Jorge Costa, teve sua vida dividida entre Belém, Castanhal e Capanema, porém seu coração batia forte por Capanema, onde fez nascer um dos seus maiores sonhos e projetos da sua vida, o antigo Hospital São Joaquim.

Era um daqueles munícipes que na sua concepção, escolheria e de fato escolheu, Capanema como a terra em que nasceria, a terra na qual dedicaria sua força de trabalho e também a terra na qual seria sepultado, como cidadão capanemense que foi.

Ora, nesse sentido, eu, não só como filho, mas também enquanto parlamentar, entendo ser justo que nossa Casa de Leis do Estado externe essa merecida homenagem a ele.

Hospital Regional de Capanema - Dr. Jorge Netto da Costa

Hospital Regional de Capanema – Dr. Jorge Netto da Costa

Como podem perceber não estou me atendo aqui ao Dr. Jorge político, e, nesse campo ele também logrou grande êxito, sendo deputado federal e prefeito de Capanema por dois mandatos, porém sobre isso, escreverei um post em outro momento. O importante é ressaltar que o Dr. Jorge Costa médico deixou um legado à Capanema que só foi possível graças à sua dedicação em fundar e manter o Hospital São Joaquim por décadas, este foi considerado por anos o maior hospital do Nordeste do Pará.

Ainda vivo meu pai comentava sobre a possibilidade do Hospital São Joaquim, que era um hospital privado, transformar-se em um hospital filantrópico, como meio para assistir às camadas mais necessitadas da comunidade, o que não foi possível naquele momento.

Todavia, os desígnios de Deus são desconhecidos e misteriosos para o homem. O Destino do Hospital São Joaquim já estava traçado por Deus que colocou suas mãos sobre esta organização que tanto ajudou as classes menos favorecidas por décadas, transformando aquele hospital privado, não em um hospital filantrópico, mas, no “Hospital Regional Público dos Caetés – Dr. Jorge Netto da Costa”, desta forma o sonho do meu pai se concretizou e irá se perpetuar, para o bem da nossa comunidade Capanemense.

Um grande abraço a todos!
Deputado Eduardo Costa.

POR PORTAL CAPANEMA COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DO DEP. EDUARDO COSTA.

Download WordPress Themes Free
2.049 viewsPublicado por: admin | em: 16/11/2018
COMENTE:
sundown capanema
previous arrow
next arrow
Slider
sundown capanema
previous arrow
next arrow
Slider