home NOTÍCIAS 1.175 views # Capanema

Debates sobre flexibilizações ganham força, mas ainda dividem opiniões em Capanema.

Apesar do apelo de boa parte da sociedade, ainda não há dados que justifiquem a abertura do comércio.

comercio de capanema fechado

Nesta quarta-feira, 20, o vereador Presidente da Câmara Municipal de Capanema, Pedro Paulo – DEM, oficializou o executivo municipal solicitando um estudo para flexibilização e abertura do comercio local após o lockdown. O ato ganhou aprovação imediata de grande parte dos empresários capanemenses.

Para o Empresário capanemense Antonio Kauati, é importante a flexibilização, mas não se pode abrir mão de medidas de isolamento das pessoas dos grupos de risco.

Em conversa com nossa equipe, o secretario de indústria e comércio, Marcelo Pierre, disse que os números e a curva exponencial ainda não sugerem flexibilização, porém, sua equipe já está produzindo um estudo técnico que ampare uma futura decisão do executivo municipal.

Sobre o termômetro de tendência de flexibilização que começou a ser planejado na capital: “Precisamos considerar a redução do contágio e da procura pelas unidades de saúde na região metropolitana, bem como as medidas de isolamento adotadas em Capanema associado a aquisição da medicação em tempo hábil pela prefeitura serão pontos positivos para que Capanema possa flexibilizar a atividade comercial mais cedo que a média da região nordeste do estado”, concluiu Pierre.

Em conversa com nossa equipe, o vice presidente da sociedade brasileira de farmacêuticos e farmácias comunitárias Renato Cavalcante, disse que todas as decisões no âmbito público, precisam estar respaldadas na ciência. “Não podemos andar na contra mão da OMS. Antes de falarmos em flexibilização, precisamos falar de redução dos números de novos casos para que a nossa estrutura hospitalar que possa dar conta do recado. Flexibilizar no momento errado pode trazer um caos de saúde pública inimaginável. Não consigo ver uma população doente indo as compras”, afirmou.

Em meio a população não há maioria para nenhum lado da questão, prevalecendo as divergências. Vale lembrar que o executivo municipal tem seguido em absoluta harmonia com as orientações e determinações do governo estadual, isso pode ser um indicativo claro que, apesar dos debates em alta, o município não irá frouxar as medidas de isolamento social até que o estado inicie um plano de flexibilização para todo o Pará.

FONTE: PORTAL CAPANEMA

Premium WordPress Themes Download
1.175 viewsPublicado por: admin | em: 20/05/2020
COMENTE:
Slider
Slider