home COBERTURAS 940 views # Independência fé e coragem

Ato Cívico da Loja Maçonica Lealdade n° 20 no dia 7 de Setembro

7 de setembro – Independência, fé e coragem

Ato Cívico da Loja Maçonica Lealdade n° 20 no dia 7 de Setembro

Histórico da Maçonaria no 7 de Setembro

 

7 de setembro – Independência, fé e coragem

Para nós maçons brasileiros o 7 de Setembro é o eco do ocorrido em 20 de Agosto de 1822. Naquele dia, durante uma histórica Sessão o Irmão Joaquim Gonçalves Ledo profere um eloqüente e enérgico discurso, expondo a todos os Irmãos presentes, a necessidade de se proclamar imediatamente a Independência do Brasil. A proposta foi posta em votação e aprovada por todos e em seguida lavrou-se a ata dessa reunião. Presume-se que a cópia da Ata dessa memorável Sessão, tenha sido enviada a D. Pedro, juntamente com outros documentos que o alcançaram na tarde do dia 7 de setembro de 1.822 as margens do riacho Ipiranga e culminou com a proclamação da Independência do Brasil oficialmente naquele dia e que a história assim registra. Dava-se início a partir daí às lutas da Maçonaria pela liberdade e pela democracia no país. Com muita luta e trabalho, o país foi, enfim, acreditado e respeitado por todas as outras nações e a Maçonaria jamais deixou de render suas homenagens àqueles que arquitetaram esse projeto.
Hoje, festejamos com feriado, um dia de lazer e de espairecimento com amigos e a família essa tão importante data. 
Ainda que Charles de Gaulle não tenha achado o Brasil um país sério, eu prefiro acreditar nos brasileiros como sendo um povo honesto, trabalhador, idealista, alegre e determinado.
Certamente ainda testemunhamos muitas desigualdades e a corrupção assolando em todas as direções, mas somos nós, apenas nós brasileiros por nascimento e vocação que poderemos modificar esse quadro.
Temos nas mãos hoje, não a espada, mas o direito de declarar nossa pátria independente de todo esse descalabro que presenciamos diariamente. Mas eu continuo acreditando nesse país chamado Brasil. Eu acredito na capacidade do brasileiro em reagir, e mostrar, com toda a sua garra, ginga, sua alegria e determinação que ainda é possível construir uma sociedade mais igualitária, livre e independente para nós e para as gerações futuras.

Parabéns Brasil. Parabéns povo brasileiro!

Ruy Rocha de Macedo
Grão-Mestre Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás

Confira aqui as imagens:

940 viewsPublicado por: Elielton Santos | em: 08/09/2018
COMENTE:
Arrow
Arrow
Slider
Arrow
Arrow
Slider